Todos os estabelecimentos que emitem Nota Fiscal do Consumidor (NFC-e) em São Paulo possuem a obrigatoriedade do SAT para a emissão de notas fiscais em contingência

O que é SAT?

O SAT é um equipamento físico, que armazena de forma eletrônica as operações comerciais dos contribuintes varejistas do Estado de São Paulo, substituindo os equipamentos ECF (Emissor de Cupom Fiscal). O SAT gera e autentica os CF-e-SAT (Cupons Fiscais Eletrônicos) e os transmite de forma via internet à Secretaria da Fazenda.

Diferenças entre SAT e NFC-e da WebmaniaBR®

Existem algumas diferenças importantes, para que seja utilizado o aparelho SAT somente nos momentos em que o Sefaz se encontra offline:

  • Integração: Através da API da WebmaniaBR® você pode realizar a integração da emissão com a sua plataforma, automatizando assim todo o processo de emissão de nota fiscal, enquanto que no SAT deverá ser utilizado o software do aparelho no computador para emissão da NFC-e.
  • Armazenamento: É de responsabilidade do comerciante arquivar por 5 anos todas as notas fiscais que estão dentro do aparelho SAT, enquanto ao utilizar o emissor da WebmaniaBR® todas as suas notas fiscais são armazenadas com segurança no cloud da Amazon Web Services.
  • Contabilidade: Através do painel de controle da WebmaniaBR® pode ser exportado todos os XML e Danfe com apenas um clique, enquanto no SAT deve ser enviado os arquivos XML para o contador através do pen-drive ou outro dispositivo de armazenamento.

Como utilizar SAT junto com API da WebmaniaBR®?

Para pequenos comércios com um ou dois pontos de venda, recomendamos solicitar para um programador de confiança realizar a integração com o ERP/Loja Virtual com o emissor através da API (documentação) e, para períodos de contingência, utilizar o próprio software do aparelho SAT para a emissão manual no computador.

Para médios e grandes comércios é necessário realizar a integração completa, com isso além da integração com o ERP/Loja Virtual é necessário realizar a integração do aparelho SAT e intermediar a comunicação com o ambiente online. Dessa forma a emissão será automática, seja diretamente com o emissor da WebmaniaBR ou com o aparelho SAT para períodos em contingência.

De forma técnica como funciona?

Ao realizar a integração da API com a sua plataforma, deverá ser observado o retorno no momento da emissão da nota fiscal. Caso seja recebido o retorno de status igual a 'offline', o operador do ponto de venda deve ser instruído a emitir a NFC-e através do software SAT ou caso possua a integração completa solicitar a emissão diretamente no aparelho SAT. 

O status do Sefaz também pode ser obtido através da API: https://webmaniabr.com/docs/rest-api-nfe/#status-sefaz. Recomendamos uma verificação de hora em hora de forma padrão, porém quando ativado o modo contingência no SAT verificar a cada 10 minutos se o Sefaz já está online novamente para que volte a utilizar a API da WebmaniaBR®.

Para que não ocorra interferência na sequência da numeração das notas fiscais, utilizar uma série diferente no aparelho SAT do que a utilizada no emissor da WebmaniaBR®.

Encontrou sua resposta?